domingo, 12 de maio de 2013

IRMÃOS

FLORACY, ( FLORA), primeira filha de ADONIAS e JAMIM, nascida em 16 de outubro de 1946,uma benção o casal e  "ser benção " é ser um canal por onde as BÊNÇÃOS  DE DEUS escoarão em direção à nossa família, nossos amigos, nossos irmãos na fé e para toda a humanidade. Minha irmã  teve uma infância comprometida face obrigações domésticas e ajuda nas atividades agropecuárias.Foi minha parceira a caminho da escola, muitas vezes sendo enganada por este narrador, o deslocamento Fazenda-Escola eram feitos por meio de animal, carro de boi  e/ou de bicicleta modelo feminino, pneu fino. que pelo caminho tinha uma ladeira no terreno vermelho e muito areia, tinha mais ou menos um quilometro,pedia para descer da garupa da bicicleta, subia sozinho montado e pedalando, era pura esperteza minha. Casou-se com OLDEGAR CARDOSO VIANA,  tem os seguintes filhos: Flaterno,  em homenagem ao avô paterno,casou-se com Mauricélia que já tem um filho, o Valdevir;  Rivelino o segundo filho, casou-se com Maria Gardênia, que já tinha um filho, tendo desta união, Salatiel e Natan; o terceiro filho, Adonias,nome dado em homenagem ao avô materno, casou-se com Ziliana, desta  união tem os filhos Micaellem e Pedro Luan; o quarto filho Agaipio, nome em homenagem a um tio, casou-se com Daiane e tem um filho o Agaipinho e o quinto filho Oldegar Filho;que levou o nome do pai, casou-se com Cleuma e tem uma filha, Agnes.
RUBEM, este narrador de dados biográficos, segundo filho, nascido em 19 de agosto de  1948, sua infância e adolescência está detalhadamente relatada em parte isolada, casou-se com REJANE PEREIRA LIMA na cidade de RECIFE em  20 de março, em homenagem a São José e José Pereira Lima, seu pai; tem um casal de filhos, REUBEM, " MEU GAROTO " nome dado pela junção das letras iniciais, RE de Rejane e UBEM, como fruto do BEM e o nome deste narrador, casou-se com Eneida, tendo desta união, as filhas, JÚLIA e BEATRIZ,  " BIA ", ele tem ainda, um filho fora do casamento, o LUIZ FERNANDO, " NANDINHO " como carinhosamente chamamos,  reflexo de uma juventude sem compromisso com a realidade da vida, estava estudando, participava de todas as extravagâncias que o mundo oferece, não dá a assistência que um  pai deve dar a um filho, talvez por ciúmes da esposa e JANINE HELEN; " MINHA FÔFA ", inseparável companheira da mãe, a ambos foi dado o conhecimento de nível superior.
ROBERVALDO, ( VADINHO), terceiro filho, nascido em 2 de novembro de 1949, dia adotado,     como " FINADOS "  sempre atarefado com os trabalhos agrícolas, não afeito aos estudos, apresentava muitas desculpas para deixar de ir à escola.Treita pura.Casou-se com MARINALVA SANTANA, tem duas filhas,Magnólia e Regina, tendo adotado um filho, que deu o nome de ROBERVALDO JUNIOR.
RENÉRIO SOBRINHO, quarto filho, morreu com apenas dois anos de idade, menino vigoroso, esperto e gordinho.
SINÉSIO NETO, quinto filho, nascido em 1º de abril, considerado o " DIA DA MENTIRA ", mas este irmão, tinha tudo inverso à apologia dada a esse dia, pessoa de caráter, leal a todos, trabalhador, alto poder reflexivo, pela sua simplicidade, sobre esse irmão falarei em capítulo especial mais adiante. Muito contribuiu nas atividades agrícolas, sempre teve espírito futurista, guerreiro em busca da independência familiar, mesmo raciocínio deste narrador, o mais político em nossa família. Fez o ginásio em Canal, saindo para Recife onde trabalhava o narrador. Casou-se com MARIA CONCEIÇÃO ALVES em Aracaju e teve dois filhos, GETÚLIO,a cópia do pai, este vencendo todos os obstáculos. com determinação e muito apoio da mãe, obteve a graduação em medicina, IVO, garoto esperto, inteligente, já cursando engenharia, foi vitimado por vírus terrível, vindo a falecer em hospital no Rio de Janeiro, mesmo com todas atitudes de persistência na busca pela cura por meio de sua guerreira mãe, sofredora, mas, muito determinada na busca de uma vida melhor, lutou sozinha, pois, perdeu o marido SINÉSIO, ainda muito jovem, deixando dois filhos menores.
RENÈRIO AUGUSTO, sexto filho, muito contribuiu com as atividades agrícolas, especialmente depois da morte de meu pai, pessoa determinada, religioso, consciente, leal, de caráter. Cursou o ginásio em Canal e seguiu o caminho de SINÉSIO NETO, que morava e trabalhava em Aracaju, levou em sua companhia dois outros irmãos, com o propósito de ajudar a viúva mãe, JAMIM, estudar e dar apoio aos irmãos que moravam com ele. Casou-se com a sergipana CLEIDE e tem três filhos, RANIERE , RENIERE e CLEIRE.
FLORIZI ( NENGA ), sétimo filho, buscou o conhecimento em companhia de SINÉSIO em RECIFE, onde este narrador, alugou um apartamento para alojar os irmãos, só desfazendo deste ato, ao arrumar um emprego para o irmão SINÉSIO na Representação do INMETRO no Estado de Alagoas. Esta irmã terminou o segundo grau e fez a opção de casar-se com DAVI CASTRO, obtendo desta união os filhos Cornélio, Danilo e Vinicius;
FLORILDA, ( LIDINHA ), oitavo filho, muito contribuiu com as atividades domésticas, não quiz saber de estudos,  casou-se duas vezes, uma com LICINHO, um maluco de LAPÃO, que foi um dos responsáveis pela morte de meu pai, escondeu as informações, que muito contribuiu pelo fato. O segundo casamento foi com EMANUEL ( MANU ), tendo como filha EMANUELA, que muito jovem ficou orfã de mãe, sendo criada inicialmente por minha mãe e depois da morte de minha mãe, assumiu a minha irmã NENGA;
RUBENILTON, ( NITO ), nono filho, tratorista oficial de meu pai, mesmo tendo o apoio neste trabalho, de todos os demais, era quem sustentava a peteca, tinha habilidades mecânicas e lhe faltava interesse para buscar o saber, o conhecimento. Casou-se com ANA BENTO e tem os filhos JAMIM NETA ( NINHA), ROMÁRIO e RUBENILTON FILHO ( Nitinho ).
ROBSON, décimo filho, estudou o ginásio em Canal e Aracaju, retornando à terra natal e fez o curso técnico agrícola em Presidente Dutra. Casou-se com AGACI, que morava em Gameleirinha de Jacaré, hoje distrito de São Gabriel, sua esposa já tinha uma filha, ANDRÉIA e do casal nasceram mais duas meninas, JAMILE e SABRINA;
REINILTON, décimo primeiro  filho, nunca quiz nada com estudo, tem muita habilidade com serviços elétricos e sobrevive desta atividade. Ele também acompanhou meus irmãos em Aracaju, com finalidade de buscar conhecimento ou outra função, mas por desinteresse teve que retornar a CANAL. Casou-se com JAELE e tem os filhos Reinilton Junior, João Marcos e Emérson;
ANA LÚCIA, décimo segundo filho, muito esforçada, colaboradora, buscou o magistério em Canal e mais recentemente fez um curso superior. Casou-se com CEFAS e tem os filhos CEFIANE, LUCIANO e JONIAS;
ADONIAS JOÃO, décimo terceiro filho, o caçula de todos, ficou órfão de pai e mãe muito jovem, tendo que praticamente adotá-lo, considero meu filho e tudo por ele sou capaz de fazer. Fez o ginásio em Canal e cursou em técnico agrícola em Presidente  Dutra. Morou por um bom período em Salvador, na busca por uma melhoria na vida, foi comerciante, quase camelô, exerceu gerência de supermercado, DUKEL, INSINUANTE, RICARDO ELETRO e atualmente nas CASAS FREIRE. Casou-se com ARIADNE em Salvador e não tem filho do casal.
O irmão que gostaria de ter. Trata-se de ADAILTON SILVA DOURADO, pessoa que muito se identifica com este narrador, filho de uma família humilde como a minha, perseguiu momentos difíceis na busca de uma vida melhor, diferente daquela levada pelos nossos pais, agricultor, focou em seus estudos, começou a trabalhar ainda muto jovem, teve que alinhar trabalho com horário de frequência na Faculdade, morou em república, casa de hospedagem coletiva e conseguiu o Bacharelado em Odontologia, sempre referência para seus familiares ( inclusive pra mim ), ajudou em todos os aspectos possíveis para o crescimento ( status, economia, conhecimento ), somos tão semelhantes, que tornei padrinho de um filho dele (LEO) e ele de meu filho (REUBEM), não nos afastamos, muito boa relação de amizade familiar.





Nenhum comentário:

Postar um comentário